quarta-feira, 11 de março de 2009

GENETICA

CRIAÇÃO DE CURIÓ

GENÉTICA

"Todo o programa de melhoramento genético implica

em planejamento, método, paciência e perseverança.

Os ganhos serão obtidos após várias gerações"

Ter noções básicas de genética é fundamental para podermos identificar e entender melhor as características dos indivíduos. Torna-se mais importante ainda quando queremos criar e acasalar pássaros.


Genética é a parte da biologia que estuda a hereditariedade, características dos seres que são passadas entre as gerações.

Cada Caracter hereditário é chamado de gene e se localizam nos cromossomos que se apresentam na forma de ácido desoxirribonucléico (DNA). Os cromossomos sempre se transmitem aos pares, um é herdado do pai e outro da mãe. O número de pares de cromossomos varia entre as espécies. O número total de genes de cada espécie também é variável. No ser humano sabe-se que é em torno de 100.000. Cada gene é responsável por transmitir uma característica específica, por exemplo: Cor dos olhos; Tipo sanguíneo; etc. O conjunto de genes de cada espécie é chamado de Genoma.


O conjunto de características (genes) que se exteriorizam, ou seja, que podemos ver os seus efeitos em cada ser é chamado de fenótipo.

O conjunto total de genes que cada indivíduo possui é chamado de genótipo.
Se um pássaro possui um par de genes idênticos é denominado homozigoto para aquele gene.

Quando os genes são diferentes é denominado heterozigoto.


Na divisão celular que antecede a formação dos gametas masculinos (espermatozóides) e feminino (óvulo) os pares de cromossomos se separam e assim cada um reúne a metade do número de cromossomos da célula original. Cada novo indivíduo recebe ao se formar um conjunto de cromossomos do pai e outro da mãe sendo restabelecido o número de cromossomos da espécie.

Na reconstituição dos cromossomos, a predominância ou não dos genes para uma mesma característica determinará se ela será expressada ou não.

A homozigose (alelos idênticos de um par de genes de determinado lócus, por exemplo, olho preto/olho preto, sendo cada alelo transmitido por um dos pais). É pouco provável a existência de um bicudo homozigoto (genes idênticos) para todas as características, sendo que nada impede que um pássaro excelente detenha em seu patrimônio genético características indesejáveis recessivas que poderão manifestar-se em seus filhotes.

A observação de muitas gerações nos permite ainda identificar características de alta herdabilidade, como a fibra, ou de baixa herdabilidade como a voz. Na medida em que se promove o melhoramento genético por um programa de seleção eficaz, e que este se perpetua por muitas gerações mantendo-se o mesmo critério de seleção, há redução da variabilidade genética como resultado do incremento de homozigose.


O acasalamento é um elemento complementar fundamental no processo de seleção. Se acasalarmos um macho de qualidades superiores com uma fêmea sua filha, aumentaremos muito as chances de produzir um filho com as qualidades do pai. Seleção é a decisão de permitir que os melhores indivíduos de uma geração sejam pais da geração subseqüente.

É importante ressaltar que a seleção, apesar de possibilitar a mudança da freqüência gênica da população, aumentando a freqüência de alelos favoráveis, não cria novos genes. Somente poderemos iniciar um processo de seleção para características presentes em nosso plantel


Todo o programa de melhoramento genético implica em planejamento, método, paciência e perseverança. Os ganhos serão obtidos após várias gerações. Devemos lembrar que sem um rumo bem definido, somente por acaso chegaremos a algum lugar.

Nenhum comentário: